top of page

Detran/TO participa da Etapa Norte do Educatran

Atualizado: 27 de nov. de 2024

 Com 14 educadores de trânsito, comitiva do Detran/TO foi a maior presente no evento(Foto: Ascom Detran)
Com 14 educadores de trânsito, comitiva do Detran/TO foi a maior presente no evento(Foto: Ascom Detran)

Com apresentações que evidenciaram a cultura regional e palestras que permitiram a troca de experiências e a aquisição de novos conhecimentos, o Governo do Tocantins, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/TO), participou da etapa norte do Encontro Regional de Educadores (Educatran) do Sistema Nacional de Trânsito (SNT), que aconteceu quinta-feira, 21, e sexta-feira, 22, em Belém, marcando o último encontro do evento realizado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) este ano.


O Educatran reúne educadores de trânsito de órgãos ligados ao SNT, além de autoridades e representantes de instituições que tratam da temática, cujo o objetivo principal é discutir os avanços, desafios e caminhos para a Educação para o Trânsito, além de proporcionar o diálogo entre os participantes, promovendo a reflexão sobre as múltiplas possibilidades de atuação e desenvolvimento de ações mais eficazes.


A educadora do Detran/TO e Mestre em Educação para o Trânsito, Cleide Sousa, enfatiza que este encontro é um importante intercâmbio de ideias e perspectivas enriquecedoras de educação para o trânsito.

“No Educatran tivemos uma imersão no mundo da educação para o trânsito, em que pudemos ouvir e também discutir sobre tudo que envolve a temática, trocando ideias com profissionais educadores e especialistas da região norte e diversas outras partes do país. É um momento importante que promove a interação e integração de toda a diversidade que esta área detém”, enfatizou Cleide.

Debates do Educatran


Durante as palestras e os painéis, foram colocados em pauta diversos assuntos relacionados, direta e indiretamente, à Educação para o Trânsito, como saúde, comunicação e política, estabelecendo a multidisciplinaridade desta área. O Educatran permitiu o contato entre diversos educadores e autoridades de trânsito, tornando-se um espaço que possibilitou propor estratégias que extrapolam a atuação dos educadores no modelo tradicional.


Em painéis com especialistas, o Educatran viabilizou o debate sobre as Políticas Públicas de Segurança no Trânsito e da relação e possibilidades da Educação para o Trânsito com os progressos tecnológicos, a exemplo da Inteligência Artificial (IA).


Ações de conscientização no Tocantins


O trabalho de conscientização do Detran/TO em busca da construção de um trânsito mais seguro e humanizado foi reconhecido nacionalmente (https://www.to.gov.br/detran/noticias/detranto-e-reconhecido-nacionalmente-por-iniciativas-de-educacao-para-o-transito/5qsslluns63v) . O órgão venceu o prêmio Senatran 2024 na categoria Educação para o Trânsito, em que foi submetido às ações desenvolvidas pelos educadores na Campanha Maio Amarelo 2024.


O movimento alcançou 40 mil pessoas diretamente nos 139 municípios do estado. Ao longo do ano, diversos outros projetos educativos são realizados pelo órgão, como a Semana Nacional do Trânsito em setembro, a campanha Folião Seguro durante o Carnaval, Verão Seguro, durante a temporada de praias e férias escolares e demais outras mobilizações.

Comentários


Não é mais possível comentar esta publicação. Contate o proprietário do site para mais informações.
bottom of page